Emitida pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), por meio do Programa Nacional do Artesão (PAB), a Carteira Nacional do Artesão é uma identificação nacional para artesãos e trabalhadores manuais de todo o Brasil. Gratuito, o documento tem abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como a abertura de oportunidades em feiras de artesanato nacionais e internacionais, além de participações em oficinas e cursos na área. De acordo com a SMPE, a carteira será emitida ao artesão, ou trabalhador manual depois de avaliação prévia e entrega da documentação exigida.
Conforme o órgão federal, após o cadastro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro-SICAB, o proponente ao documento deverá passar por uma prova de habilidades técnicas, de responsabilidade da Coordenação Estadual de Artesanato.
Programa do Artesanato Brasileiro_PAB, foi instituído com a finalidade de coordenar e desenvolver atividades que visam valorizar o artesão brasileiro, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico, bem como, desenvolver e promover o artesanato e a empresa artesanal, no entendimento de que artesanato é empreendedorismo.
No Estado do Rio Grande do Sul,tem o Programa Gaúcho do Artesanato – PGA, que tem por missão incentivar a profissionalização dos trabalhadores que produzem artesanato e fomentar a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e orientação ao artesão. Busca também a qualidade do produto artesanal e a abertura de espaços para a comercialização da produção artesanal.
O Programa faz o cadastramento do artesão, fornecendo-lhe a Carteira do Artesão, que lhe dará o reconhecimento como profissional autônomo, possibilitando-lhe contribuir para a Previdência Social e emitir notas fiscais de suas vendas, com a isenção do ICMS, obter declaração de rendimentos, participar de exposições, feiras e eventos no Brasil e no exterior.
As Casas do Artesão funcionam em Porto Alegre e em algumas cidades do interior.
No interior, onde não existe Casa do Artesão, o atendimento é prestado pelas agências FGTAS/Sine, que fazem o cadastramento do produtor artesanal no PGA.
Artesão
É o profissional que exerce, por conta própria, uma arte ou ofício manual, transformando uma ou mais matérias-primas em produtos utilitários ou decorativos. Os artesãos cadastrados no Programa podem usar computadores e ter acesso à internet na Sala de Educação Digital da Casa do Artesão em Porto Alegre .
Cadastro e registro
Esse serviço, viabilizado pelo PGA, organiza e reúne os dados pessoais de cada profissional, matérias-primas e técnicas utilizadas. Contém, inclusive, o montante de vendas, elaborado a partir da somatória de suas notas fiscais emitidas, dado fundamental para o artesão comprovar renda para fins de imposto de renda e crédito.
Carteira de Artesão
A Carteira de Artesão é o documento que identifica o profissional de artesanato devidamente registrado e reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego para fins de benefícios.
Nela estão impressos os dados de identificação do profissional, seu número de registro no PGA e a(s) matéria(s)-prima(s) por ele utilizadas e que provou modificar e estar habilitado.
Podem obter a obter a Carteira:
. brasileiros ou estrangeiros (com situação regularizada) residentes e domiciliados no
Rio Grande do Sul, com idade igual ou maior que 16 anos.
. é precisorecolher e apresentar taxa de serviço paga em qualquer agência do Banrisul para
crédito da agência 0100 – CC nº 03274137-0-7
. apresentar e anexar uma foto 3×4 atualizada e sem rasuras
. fotocópias da Carteira de Identidade, do CIC ou CPF> apresentar três peças prontas de
cada matéria-prima/ técnica a ser cadastrada
. elaborar uma peça artesanal (teste de habilidade) por matéria-prima/técnica a ser
cadastrada, diante de funcionários da FGTAS treinadas para essa finalidade
Na capital, o agendamento do teste de habilidade e conhecimento na técnica e na matéria-prima para a qual o artesão solicita habilitação pode ser feito na Casa do Artesão, na Rua Júlio de Castilhos, 144 – Centro, de 2ª a 6ª feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h.
No interior, o agendamento obedece ao horário de atendimento das agências FGTAS/Sine.
Oficinas e cursos
O espaço de 400 metros quadrados da Casa do Artesão, em Porto Alegre, oportuniza qualificação e formação aos artesãos e ao público em geral.
Maiores informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo telefone (51) 3226 3055.
Comercialização
Além das exposições e feiras realizadas no Rio Grande do Sul, em outros Estados e até mesmo no exterior, as Casas do Artesão e as lojas de artesanato, que utilizam os espaços das agências FGTAS/Sine, são pontos de exposição e comercialização de artigos produzidos por artesãos cadastrados no Programa Gaúcho do Artesanato.
Municípios com Casa do Artesão ou loja no RS
Alegrete, Arroio Grande, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Esteio, Estrela, Horizontina, Lajeado, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, São Leopoldo, Sarandi, Santana do Livramento, Uruguaiana, Vacaria e Venâncio Aires.
Arquivos para download |
---|
Manual de Orientações PGA (tamanho: 1215KB) |
Lei que Cria a Ação Estadual de Valorização do RS (tamanho: 85KB) |
Lei que Institui o Programa Gaúcho de Artesanato – PGA e cria Comitê Gaúcho do Artesanato(tamanho: 88KB) |
Casas do Artesão (tamanho: 18KB) |
http://www.stds.rs.gov.br/conteudo.php?cod_menu=104
FANTASTICO MUITO OBRIGADO!!!
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Que bom Celso que foi útil pra ti!Grata por nos acompanhar!
Muitas bênçãos em 2016!
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Gostaria de saber se so indo nesses lugares que aparece aki que podi faze a carteirinha Federal
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Querida Mayara,
Qual tua cidade?
Para fazer teu Cadastro de artesã no PAB estadual.
No link abaixo, procure teu estado e liga para buscar informações.
Clique para acessar o Contatos+Coordenac%CC%A7o%CC%83es+Estaduais+PAB.pdf
Boa sorte e luz na missão,
Marly Cuesta
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Oi alem da licença tem algo mais que nos ajude a expor nosso artesanato na rua eu tenho so a carteira do artesao e isso nao ta impedindo que os fiscal me deixe trabalha vivo doque eu faço tenho dois filhos me ajuden pfv
Espero retorno Grata
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Querida Mayara,
Te aconselho a procurar o setor responsável pela economia solidária da Prefeitura do teu município para saber se não existe uma loja solidária onde possas expor teu artesanato!
Caso não tenha um centro de artesanato,procure saber como fazer para expor teus trabalhos em praças e Feiras, sem ser incomodada pelos fisxcais que são desumanos!
Boa sorte querida. Qual tua cidade?
Beijos e luz,
Marly Cuesta
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como consigo fazer minha carteira do artesao
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Querida Vania,
Veja no link abaixo qual o teu estado e liga para as informações necessárias!
Clique para acessar o Contatos+Coordenac%CC%A7o%CC%83es+Estaduais+PAB.pdf
Grata por nos acompanhar!
Boa sorte e luz na tua missão9,
Marly Cuesta
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Sou de campinas /são Paulo.
Como faço pra ter a carteira de artesão na minha cidade.
Fico no aguardo.
Grata
Alessandra
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Querida Alessandra,
Liga na SUTACO e solicita as informações.
26. SÃO PAULO
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e
Inovação
Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco)
Rua Boa Vista, nº 170, Edifício Cidade I, 3º andar, Centro
01014-000 – São Paulo – SP
Tel: (11) 3241-7327/7326/7327 ou 7329
Site: http://www.sutaco.com.br/
Grata por nos acompanhar!
Boa sorte e luz na missão,
Marly Cuesta
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es soo en porto alegre o tambien en rio…
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Prezado José Ignacio Melo Acuña,
Tu moras no Rio de Janeiro?
O Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap)!A coordenadora do programa é Nea Mariozz.
Cadastro
Para se cadastrar, o artesão deverá levar uma foto 3×4 e as cópias do comprovante de residência, CPF e RG. Deverá ainda apresentar três ou mais peças já produzidas e três inacabadas para a finalização no ato do cadastro, para comprovação técnica.
Os contatos do programa que localizei são:
E-mail:
Espaço Artesanato em Movimento: Rua Real Grandeza, 293, Botafogo.
(21) 23324900 – (21) 23324902
Praça Fonseca Ramos, s/n – 2° andar – Centro – Niterói – (21) 2719-0177 / (21) 96529-0310
Boa sorte e grata por nos acompanhar,
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em juazeiro do norte artesãos
tem desconto diferenciado em empresas que firmaram parcerias com o município basta apresentar a carteira de artesão do estado do ceará
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Que bom Francisco!
Grata por nos acompanhar.
Boa sorte e luz na missão,
Marly Cuesta
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a carteira de artesao é gratuita ou não??? que taxa é esta que tem que pagar?se tem pagar taxa para confecçao nao tem nada gratuito.
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Querida Thais,
Dizem que é gratuíta,mas todo PAB,cobra uma taxa,sim!
Grata por nos acompanhar.
Boa sorte e luz na missão,
Marly Cuesta
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Tenho carteira da sutaco a mais de seis anos renovo a cada dois anos .tenho os mesmo direitos?sou aposentada teria algum beneficio?
Vendo meus produtos pelo elo7.
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Eunice querida,acho bom que concultes a SUTACO p tirar todas as dúvidas.
26. SÃO PAULO
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e
Inovação
Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco)
Rua Boa Vista, nº 170, Edifício Cidade I, 3º andar, Centro
01014-000 – São Paulo – SP
Tel: (11) 3241-7327/7326/7327 ou 7329
Site: http://www.sutaco.com.br/
Boa sorte e luz na missão,
Marly Cuesta
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Eu quero essa carteira
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Prezada Telma,
Que bom que queres tua Carteira de Artesã!Ela é muito importante mesmo na nossa vida!
No Paraná,escritórios regionais da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e Agências do Trabalhador cadastram e atualizam dados dos artesãos e trabalhadores manuais paranaenses no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro – Sicab. Os interessados podem também procurar a Coordenação Estadual do Artesanato, na Secretaria, em Curitiba, pelo telefone (41) 3883-2626 ou (41) 3883-2610 e levar uma peça para ser avaliada pela comissão regional.
O Sicab foi desenvolvido pelo Programa do Artesanato Brasileiro para coletar informações sobre o setor artesanal, criando um cadastro nacional integrado. Com base nessas informações, o governo federal cria políticas públicas e planeja ações para esses trabalhadores.
A coordenadora estadual do Artesanato, Soraia Cristina de Souza, explica que com o cadastramento é possível promover oficinas de trabalho para aperfeiçoar técnicas de manejo de matéria-prima, sem tirar a característica artesanal. “Com as técnicas fortalecemos a competitividade do produto, isso vai gerar mais emprego e renda ao trabalhador”.
FUNCIONAMENTO – Comissões regionais analisam, classificam e registram os produtos confeccionados por artesãos, considerando os critérios da base Conceitual do Artesanato. Depois do cadastro, os artesãos e trabalhadores manuais recebem o cartão com informações e identificação do trabalhador.
Para se cadastrar é necessário ser brasileiro ou estrangeiro (com situação regularizada), residente e domiciliado no Estado onde realizar o cadastro, e ter idade igual ou maior de 16 anos. Os interessados devem apresentar fotocópia dos documentos: carteira de identidade, cadastro de pessoa física (CPF) e comprovante de residência.
A carteira de identificação tem validade de quatro anos e o seu uso é obrigatório nos eventos de divulgação, promoção e comercialização do Programa do Artesanto Brasileiro – PAB.
Anualmente são realizadas quatro feiras pelo Programa, em que cada estado tem gratuitamente um estande para expor e comercializar os produtos que possuem características regionais.
Liga lá e verifica se na tua cidade tem uma representação.
Boa sorte e grata por nos acompanhar,
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SOU DE SÃO PAULO MEU OFICIO OLEIRO COMO FAÇO PARA OBTER A CARTEIRA AQUI EM SP
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Prezado Daniel,
Que belo ofício,o teu!Parabéns!Tenho muita vontade de trabalhar com barro!Ainda chego lá!
Em São Paulo quem emite as Carteiras de Artesãos é a SUTACO-Inicialmente criada como uma Autarquia (29/05/1970) a SUTACO hoje é a Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades integrando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. Marca do Artesanato Paulista reconhecida no País e no exterior, também coordena o Programa do Artesanato Brasileiro no Estado de São Paulo.
MISSÃO:
A SUTACO tem como missão viabilizar, preservar, incrementar e promover o Artesanato Paulista contribuindo para o desenvolvimento local de modo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável. Também é sua missão resgatar as formas tradicionais de expressão do Povo Paulista, o “saber fazer” de pessoas e comunidades das mais diversas características. Contribui para a geração de renda e inclusão econômica das Artesãs e Artesãos Paulistas no mercado.
CADASTRAMENTO:
Para obter a Carteira, que o identifica como profissional do Artesanato e lhe dá acesso aos serviços prestados pela SUTACO, a Artesã e o Artesão demonstram seu ofício diante de nossa Comissão Técnica para que seja avaliado de acordo com a Base Conceitual Paulista e as normas estabelecidas na Legislação.
COMO FAZER?
Na Capital: agendar dia e horário para comparecer à sede da SUTACOpara entrevista e avaliação do Artesanato produzido. Somente o agendamento não garante o cadastramento. A avaliação técnica é decisiva.
Telefones: (11)3241-7334 – 3241-7342 e
No Litoral e Interior:muitos municípios do Estado são Parceiros SUTACO e amigos do Artesanato Paulista com postos de atendimento onde os Agentes de Cooperação atendem a Artesã e o Artesão. Confira a relação das Cidades Paulistas Parceiras e informe-se sobre os dias e horários para cadastramento no endereço disponibilizado.
Liga e pergunta se na tua cidade tem uma representação da SUTACO.
Boa sorte e toda gratidão por nos acompanhar,
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Bom dia, pra tira a carteira de artesã aqui no Rio de Janeiro?
Onde devo ir?
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Prezada Ivni,
O Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap)!A coordenadora do programa é Nea Mariozz.
Cadastro
Para se cadastrar, o artesão deverá levar uma foto 3×4 e as cópias do comprovante de residência, CPF e RG. Deverá ainda apresentar três ou mais peças já produzidas e três inacabadas para a finalização no ato do cadastro, para comprovação técnica.
Os contatos do programa que localizei são:
E-mail:
Espaço Artesanato em Movimento: Rua Real Grandeza, 293, Botafogo.
(21) 23324900 – (21) 23324902
Praça Fonseca Ramos, s/n – 2° andar – Centro – Niterói – (21) 2719-0177 / (21) 96529-0310
Boa sorte e grata por nos acompanhar,
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como faco para tirar minha carteira de artesa faz 16 anos que sou artesa e moro no intrior de sao paulo onde posso ir para fazer meu cadastro obrigado
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Prezada Vivian Maria,
Em São Paulo quem emite as Carteiras de Artesãos é a SUTACO-Inicialmente criada como uma Autarquia (29/05/1970) a SUTACO hoje é a Subsecretariado Trabalho Artesanal nas Comunidades integrando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. Marca do Artesanato Paulista reconhecida no País e no exterior, também coordena o Programa do Artesanato Brasileiro no Estado de São Paulo.
MISSÃO:
A SUTACO tem como missão viabilizar, preservar, incrementar e promover o Artesanato Paulista contribuindo para o desenvolvimento local de modo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável. Também é sua missão resgatar as formas tradicionais de expressão do Povo Paulista, o “saber fazer” de pessoas e comunidades das mais diversas características. Contribui para a geração de renda e inclusão econômica das Artesãs e Artesãos Paulistas no mercado.
Cadastramento
Junte-se a nós!
CADASTRAMENTO:
Para obter a Carteira, que o identifica como profissional do Artesanato e lhe dá acesso aos serviços prestados pela SUTACO, a Artesã e o Artesão demonstram seu ofício diante de nossa Comissão Técnica para que seja avaliado de acordo com a Base Conceitual Paulista e as normas estabelecidas na Legislação.
COMO FAZER?
Na Capital: agendar dia e horário para comparecer à sede da SUTACOpara entrevista e avaliação do Artesanato produzido. Somente o agendamento não garante o cadastramento. A avaliação técnica é decisiva.
Telefones: (11)3241-7334 – 3241-7342 e
No Litoral e Interior:muitos municípios do Estado são Parceiros SUTACO e amigos do Artesanato Paulista com postos de atendimento onde os Agentes de Cooperação atendem a Artesã e o Artesão. Confira a relação das Cidades Paulistas Parceiras e informe-se sobre os dias e horários para cadastramento no endereço disponibilizado.
Liga e pergunta se na tua cidade tem uma representação da SUTACO.
Boa sorte,
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Olá, eu gostaria de saber como um artesão que possui essa carteirinha pode comprovar a renda para solicitar um financiamento ou abrir uma contar??
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Caro Waldenir,
Como bem diz no blog,” A Carteira de Artesão é o documento que identifica o profissional de artesanato devidamente registrado e reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego para fins de benefícios.
Nela estão impressos os dados de identificação do profissional, seu número de registro no PGA e a(s) matéria(s)-prima(s) por ele utilizadas e que provou modificar e estar habilitado.”
Sendo cadastrado e já de posse com tua Carteira de Artesão,podes ir no mesmo setor do PAB- Casa do Artesão na tua cidade e solicitar uma Declaração de Rendimentos.Essa Declaração será feita de acordo com os valores das tuas Notas Fiscais mensais, devidamente carimbadas pelo setor.
Se ainda não emitistes Notas Fiscais,vai na papelaria mais próxima e compra Notas Fiscais avulsas ou bloco,como queira.Caso tenha dúvidas no preenchimento da Nota,vai no PAB-Casa do Artesão que lá eles te orientam quanto ao correto preenchimento.
É tudo para receber tua Declaração de Rendimentos.
Mas cuidado com financiamento.Atualmente estamos usando muito o financiamento solidário para pequenos projetos. Veja como:
http://alteridade.com/como-enviar-seu-projeto/?lang=pt
Depois me diga se conseguistes!
Boa sorte,
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Ola, sou de Araguaína TO, gostaria de saber como faço para adquirir minha carterinha de artesã.
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Prezada Niliane Marcondes,
Que bom que queres tua Carteira de Artesã!Ela é muito importante mesmo na nossa vida!
Tu moras em Araguaína,TO
Leia com atenção as informações abaixo!
Vá diretamente na Casa do artesão ou pode ligar e solicitar as informações.
CASA DO ARTESAO
Telefone: (63) 3421-4252
R das Mangueiras, 1381 – Setor Central
Araguaína – TO
Boa sorte e grata por nos acompanhar,
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Quero fazer um curso e tirar credencial de artesan. Como proceder sou do Rio de Janeiro.
Atenciosamente Monica
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Prezada MÔnica Pereira,
Que bom que queres tua Carteira de Artesã!Ela é muito importante mesmo na nossa vida!
Nas próprias cas do Artesão,tu encontrarás cursos para ver se tem algum dentro de teu interesse e habilidades.Também,geralmente nas casas onde vendem matéria-prima para artesanato,ministram vários cursos,mas todos são pagos.
Tu moras no Rio de Janeiro?
Leia com atenção as informações abaixo!
O Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap)!A coordenadora do programa é Nea Mariozz.
Cadastro
Para se cadastrar, o artesão deverá levar uma foto 3×4 e as cópias do comprovante de residência, CPF e RG. Deverá ainda apresentar três ou mais peças já produzidas e três inacabadas para a finalização no ato do cadastro, para comprovação técnica.
Os contatos do programa que localizei são:
E-mail:
Espaço Artesanato em Movimento: Rua Real Grandeza, 293, Botafogo.
(21) 23324900 – (21) 23324902
Praça Fonseca Ramos, s/n – 2° andar – Centro – Niterói – (21) 2719-0177 / (21) 96529-0310
Boa sorte e grata por nos acompanhar,
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Gostaria de tirar minha carteira de artesã- Sou de Santa Rita de Jacutinga-MG
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Prezada Ângela Maria,
Que bom que queres tua Carteira de Artesã!Ela é muito importante mesmo na nossa vida!
Leia com atenção as informações abaixo!
Assim que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio da Coordenação de Artesanato, começou a oferecer o serviço de cadastro de artesãos, com a emissão da Carteira Nacional do Artesão e do Trabalhador Manual, o artesão Marcelo Barbosa, de Soledade de Minas, na região Sul do estado, foi um dos primeiros da fila a requerer a carteira. Emitido de forma gratuita e com abrangência nacional, o documento tem como principal objetivo identificar os artesãos brasileiros.
Segundo o coordenador de Artesanato da Sede, Thiago Tomaz Chaveiro, a Carteira Nacional do Artesão e do Trabalhador Manual é prevista pela portaria nº 14, de 16 de abril de 2012, dentro do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), e, em Minas Gerais, o órgão responsável pelo cadastramento é a Secretaria.
Hoje, 2.500 artesãos do Estado estão cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), número ainda pequeno, já que, segundo estimativas da Sede, existem cerca de 300 mil destes profissionais em Minas Gerais. “Quanto mais artesãos se cadastrarem, mais saberemos a real situação da categoria, o que, por sua vez, amplia nosso olhar para as políticas públicas necessárias”, afirma Chaveiro.
Há doze anos, Marcelo Barbosa produz, com a ajuda da filha e da esposa, jogos e desafios pedagógicos, que são vendidos para todo o país. “O motivo pelo qual eu logo procurei fazer a carteira foi porque ela é uma importante ferramenta de reconhecimento da categoria. Antes, não conseguia tirar nota fiscal, pois não tinha como comprovar que era artesão. Agora, com a carteira e o registro de Microempreendedor Individual (MEI) consegui até fazer uma máquina de cartão no banco”, comemora.
Outro importante benefício da Carteira Nacional do Artesão é que ela facilita a participação dos artesãos em eventos especializados, como feiras, exposições, treinamentos e outros. “Alguns destes eventos já exigem o documento”, diz Thiago Chaveiro. Ainda segundo ele, algumas operadoras de cartão de crédito oferecem, ainda, taxas diferenciadas para os artesãos devidamente identificados.
A bordadeira Maria Magdala dos Santos, de Turmalina, no Norte do estado, fez a carteira há dois anos e relata que o acesso aos eventos ficou mais fácil. “Tivemos uma colega aqui na Associação Comunitária dos Artesãos de Turmalina – SOARTE que só conseguiu participar de uma feira em Brasília por causa da carteirinha”, conta.
Cadastro
Para fazer a Carteira Nacional do Artesão, o profissional deve fazer um pré-agendamento na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), na Coordenação de Artesanato, pelo telefone (31) 3915-2938. O cadastro é feito às terças e quintas, mas, em caso de necessidade, a Secretaria pode realizar o atendimento em outros dias da semana.
O artesão precisa levar RG, CPF, um comprovante de residência, uma foto 3×4 colorida e, mediante o cadastramento, é necessário fazer uma prova de habilidade manual. “Este procedimento é realizado exatamente para proteger a categoria, barrando pessoas que querem se passar por artesãos”, explica Chaveiro.
Políticas públicas
Minas Gerais é conhecida pela rica produção de artesanato em diversos municípios e regiões, o que, por sua vez, gera renda e patrimônio cultural para o estado. Assim, a Coordenação de Artesanato cuida das políticas públicas para a atividade, e oferece, além da carteira, diversos suportes ao artesão mineiro.
De acordo com o coordenador de Artesanato da Sede, Thiago Tomaz Chaveiro, a coordenação trabalha para inserir os trabalhadores da área em eventos do setor e em iniciativas de desenvolvimento do artesanato em Minas Gerais. “Fazemos levantamento de canais de comercialização, oferecemos ajuda para possibilitar a participação dos artesãos em feiras regionais, nacionais e internacionais e também trabalhamos na capacitação e qualificação destes profissionais, com a ajuda de entidades parceiras, como o Sebrae-MG”, explica.
Para mais informações, os interessados podem acessar o site da secretaria http://www.sede.mg.gov.br.
Grata e continue nos acompanhando com as notícias em nosso blog,
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Sou de curitiba.é possivel fazer a carteira do artesao aqui?e o que. Se encaixa como artesanato?faço croche e mexo com eva…
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Prezada Cedeni,
Que bom que queres tua Carteira de Artesã!Ela é muito importante mesmo na nossa vida!
CROCHÊ e EVA – manualidades
No Paraná,escritórios regionais da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e Agências do Trabalhador cadastram e atualizam dados dos artesãos e trabalhadores manuais paranaenses no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro – Sicab. Os interessados podem também procurar a Coordenação Estadual do Artesanato, na Secretaria, em Curitiba, pelo telefone (41) 3883-2626 ou (41) 3883-2610 e levar uma peça para ser avaliada pela comissão regional.
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COORDENAÇÃO ESTADUAL DE ARTESANATO DO PARANÁ —SECRETARIA DE ESTADO DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL – Palácio das Araucárias – Rua Jacy Loureiro de Campos, s/n – Centro Cívico | 80530-915 – Curitiba – PR – TEL: (41) 3210-2751/2868Atendimento: 09:00h às 18:00hSORAIA CRISTINA DE SOUZACoordenadora de Artesanato
O Sicab foi desenvolvido pelo Programa do Artesanato Brasileiro para coletar informações sobre o setor artesanal, criando um cadastro nacional integrado. Com base nessas informações, o governo federal cria políticas públicas e planeja ações para esses trabalhadores.
A coordenadora estadual do Artesanato, Soraia Cristina de Souza, explica que com o cadastramento é possível promover oficinas de trabalho para aperfeiçoar técnicas de manejo de matéria-prima, sem tirar a característica artesanal. “Com as técnicas fortalecemos a competitividade do produto, isso vai gerar mais emprego e renda ao trabalhador”.
FUNCIONAMENTO – Comissões regionais analisam, classificam e registram os produtos confeccionados por artesãos, considerando os critérios da base Conceitual do Artesanato. Depois do cadastro, os artesãos e trabalhadores manuais recebem o cartão com informações e identificação do trabalhador.
Para se cadastrar é necessário ser brasileiro ou estrangeiro (com situação regularizada), residente e domiciliado no Estado onde realizar o cadastro, e ter idade igual ou maior de 16 anos. Os interessados devem apresentar fotocópia dos documentos: carteira de identidade, cadastro de pessoa física (CPF) e comprovante de residência.
A carteira de identificação tem validade de quatro anos e o seu uso é obrigatório nos eventos de divulgação, promoção e comercialização do Programa do Artesanto Brasileiro – PAB.
Anualmente são realizadas quatro feiras pelo Programa, em que cada estado tem gratuitamente um estande para expor e comercializar os produtos que possuem características regionais.
Liga lá e verifica se na tua cidade tem uma representação.
Boa sorte e grata por nos acompanhar,
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Boa tarde!
Preciso de informação para um amigo meu que é artesão indígena, também entra nesta escala! Se sim por gentileza me passe os informes: o nome dele é Ricardo Cruz, morador da cidade de Porto Real do Colégio AL, mora na Aldeia Kariri -Xocó!
Aguardo
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Querida Luciane Pinho,
Grata por tua solidariedade aos nossos parentes indígenas de Porto Real do Colégio.
É muito importante que eles tenham sim,suas carteiras de artesãos indígenas,que lhes possibilitará participarem de feiras Nacionais.
Exatamente em Porto Real o que sei que a Prefeitura certa vez fez o Cadastro de indígenas.Não sei informar se continuam a fazer Inscrição.
Mas podem consultar conforme as orientações abaixo:
ALAGOAS
Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico –
SEPLANDE
Diretoria de Design e Artesanato
Avenida da Paz, 1.108 – Jaraguá
57.022-050 – Maceió – AL
Tel: (82) 3315-1700/1703
Fax: (82) 3315-1700
Atendimento de: 08:00h às 17:00h
Boa sorte e nos avise se conseguires.E qualquer dúvida podes deixar tua mensagem aqui.
Grata por nos acompanhar,
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Queridq amiga,Luciane, o Programa do Artesanato Brasileiro,existe em todos os estados do país!Assim,no seu estado o Pará,também conta com estes Serviço. Podes telefonar e agendar o dia para o teste com a finalidade de efetivar teu Cadastro de Artesã e solicitar tua Carteira de Artesão ou de trabalhador manual.
2. ALAGOAS
Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico –
SEPLANDE
Diretoria de Design e Artesanato
Avenida da Paz, 1.108 – Jaraguá
57.022-050 – Maceió – AL
Tel: (82) 3315-1700/1703
Fax: (82) 3315-1700
Atendimento de: 08:00h às 17:00h
Clique para acessar o Contatos+Coordenac%CC%A7o%CC%83es+Estaduais+PAB.pdf
Boa sorte querida,
Marly Cuesta
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Em Santa Catarina São poderão ser feitas as carteiras?
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Sim,querida Delbani!
24. SANTA CATARINA
Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação – SST
Programa Catarinense do Artesanato – PROCARTE
Diretoria de Trabalho, Emprego e Renda
Av. Mauro Ramos, 722 – Centro
88.020-300 – Florianópolis – SC
TEL: (48) 3664-0698 ou 3664-0688
E-MAIL: artesanato@sine.sc.gov.br; gabs@sst.sc.gov.br;
Atendimento: 13:00h às 19:00h
Boa sorte e luz na missão,
Marly Cuesta
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Que maravilha!!!
Sou de Florianópolis..onde tiro a minha?podes me ajudar?
Obrigada
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Querida Ivanir, procure,
24. SANTA CATARINA
Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação – SST
Programa Catarinense do Artesanato – PROCARTE
Diretoria de Trabalho, Emprego e Renda
Av. Mauro Ramos, 722 – Centro
88.020-300 – Florianópolis – SC
TEL: (48) 3664-0698 ou 3664-0688
E-MAIL: artesanato@sine.sc.gov.br; gabs@sst.sc.gov.br;
Atendimento: 13:00h às 19:00h
Boa sorte e grata por nos acompanhar!
Beijos e luz,
Marly Cuesta
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Que maravilha!!
Quero tirar a minha e moro em Florianópolis..onde consigo?podes me ajudar?
Obigada
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Querido Alexandre Cini,
Grata por nos acompanhar!
Consulte,
24. SANTA CATARINA
Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação – SST
Programa Catarinense do Artesanato – PROCARTE
Diretoria de Trabalho, Emprego e Renda
Av. Mauro Ramos, 722 – Centro
88.020-300 – Florianópolis – SC
TEL: (48) 3664-0698 ou 3664-0688
E-MAIL: artesanato@sine.sc.gov.br; gabs@sst.sc.gov.br;
Atendimento: 13:00h às 19:00h
Espero poder te ajudar.
Boa sorte e luz na tua missão,
Marly Cuesta
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Muito bom ,gostaria de saber ,tenho carteira de artesã como ceramista ,mas hoje trabalho com tecidos ,fazendo bolsas e guardanapos ,tenho que fazer outra carteira ?
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Querida Elaine,não é preciso tirar outra Carteira de Artesã,mas, é necessário fazer o teste da nova modalidade para que seja inserida na tua Carteira,entendes?
Espero poder ter te ajudado e procure o PAB de tua cidade!
Grata por nos acompanhar!
Boa sorte e luz na missão,
Marly Cuesta
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E em Brasília
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Querido Alexandre Cini,
Grata por nos acompanhar!
Consulte,
7. DISTRITO FEDERAL
Secretaria de Estado de Trabalho do Distrito Federal – SETRAB
Gerência de Promoção de Trabalhos Artesanais – GPTA
Casa do Artesão
SDS Ed. Darcy Ribeiro, Projeções T2 e T4 – Conic (Térreo)
70.390-900 – Brasília – DF
TEL: (61) 3255-3861/3960
E-mail: artesanato.df@gmail.com
Atendimento: Das 08h30 às 17h30
Espero poder te ajudar.
Boa sorte e luz na tua missão,
Marly Cuesta
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QUERO UMA CARTEIRINHA , COMO POSSO ADQUIRIR
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Querida Katia,
Ótimo que tenha interesse em adquirir tua carteira Nacional de Artesã.
É muito importante!
Onde tu moras? Preciso de informação pra eu poder te ajudar.
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Querido amigo, Pedro Luiz Ribeiro Ribeiro, o Programa do Artesanato Brasileiro,existe em todos os estados do país!Assim,no seu estado o Pará,também conta com estes Serviço. Podes telefonar e agendar o dia para o teste com a finalidade de efetivar teu Cadastro de Artesã e solicitar tua Carteira de Artesão ou de trabalhador manual.
Como não disse qual teu estado ou cidade,peço que por favor,veja o Link abaixo,
Clique para acessar o Contatos+Coordenac%CC%A7o%CC%83es+Estaduais+PAB.pdf
Boa sorte querida,
Marly Cuesta
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Boa noite!
Em Natal/RN, tem como fazer a Carteira de Artesão? Onde?
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Sim querida Gercina!Já te respondi no mensagem anterior!
Grata,
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É uma excelente informação!!! Gostaria de saber se em Natal/RN, tem como tirar a Carteira de Artesão!
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Sim,querida Gercina de Matos,o programa do artesanato Brasileiro existe em todos os estados!
Para maiores informações,ligue:
20. RIO GRANDE DO NORTE
Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social – SETHAS
Programa Estadual do Artesanato – PROART
Centro Administrativo do Estado, BR 101, KM 0 Bloco 02 – Lagoa Nova
59064-901 – Natal – RN
TEL: (84) 3232-1817/7861
FAX: (84) 3232-1830
Atendimento: 08:00h às 12:00h
Clique para acessar o Contatos+Coordenac%CC%A7o%CC%83es+Estaduais+PAB.pdf
Espero poder te ajudar com as informações de contato!
Boa sorte e luz na missão,
Marly Cuesta
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Preciso dessa carteira, Mas moro em Belo Horizonte. Onde posso tirar.
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Querida Simone,
Que bom que tens interesse na aquisição de tua Carteira Nacional de Artesão.
Leia com atenção as informações abaixo.
Cadastro
Para fazer a Carteira Nacional do Artesão, o profissional deve fazer um pré-agendamento na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), na Coordenação de Artesanato, pelo telefone (31) 3915-2938. O cadastro é feito às terças e quintas, mas, em caso de necessidade, a Secretaria pode realizar o atendimento em outros dias da semana.
O artesão precisa levar RG, CPF, um comprovante de residência, uma foto 3×4 colorida e, mediante o cadastramento, é necessário fazer uma prova de habilidade manual. “Este procedimento é realizado exatamente para proteger a categoria, barrando pessoas que querem se passar por artesãos”, explica Chaveiro.
Políticas públicas
Minas Gerais é conhecida pela rica produção de artesanato em diversos municípios e regiões, o que, por sua vez, gera renda e patrimônio cultural para o estado. Assim, a Coordenação de Artesanato cuida das políticas públicas para a atividade, e oferece, além da carteira, diversos suportes ao artesão mineiro.
De acordo com o coordenador de Artesanato da Sede, Thiago Tomaz Chaveiro, a coordenação trabalha para inserir os trabalhadores da área em eventos do setor e em iniciativas de desenvolvimento do artesanato em Minas Gerais. “Fazemos levantamento de canais de comercialização, oferecemos ajuda para possibilitar a participação dos artesãos em feiras regionais, nacionais e internacionais e também trabalhamos na capacitação e qualificação destes profissionais, com a ajuda de entidades parceiras, como o Sebrae-MG”, explica.
Para mais informações, os interessados podem acessar o site da secretaria http://www.sede.mg.gov.br.
Boa sorte!
Grata e continue nos acompanhando com as notícias em nosso blog,
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Querido amiga, Simone, o Programa do Artesanato Brasileiro,existe em todos os estados do país!Assim,no seu estado o Pará,também conta com estes Serviço. Podes telefonar e agendar o dia para o teste com a finalidade de efetivar teu Cadastro de Artesã e solicitar tua Carteira de Artesão ou de trabalhador manual.
13. MINAS GERAIS
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – SEDE
Superintendência de Artesanato
Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº – Bairro Serra Verde – Edifício Minas – 3º andar
31.630-900 – Belo Horizonte – MG
Tel.: (31) 3915-3098/2924
Fax: (31)3915-2898
Clique para acessar o Contatos+Coordenac%CC%A7o%CC%83es+Estaduais+PAB.pdf
Boa sorte querida,
Marly Cuesta
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gostaria de tirar a minha
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Prezado colega Pedro Luiz,
Que bom que tens interesse na aquisição de tua Carteira Nacional de Artesão.
Os artesãos de toda a região que desejam obter a carteira profissional podem solicitar o documento em Sorocaba. A emissão ficou suspensa desde o início do ano, devido à reestruturação organizacional da Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco).
A possibilidade de requerer a carteira de artesão profissional em Sorocaba é possível graças a uma parceria firmada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), com a Sutaco. Antes, esse serviço era realizado apenas em São Paulo, pela Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (Sert).
Agora, tanto o cadastramento quanto a solicitação da carteira são realizados por um funcionário municipal na Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten). No total, 872 artesãos de Sorocaba e outros 23 municípios foram cadastrados e obtiveram a carteira de profissional.
Conforme explica Jorge Alexandre Afeich Filho, funcionário da Sedet e agente de cooperação da Sutaco em Sorocaba, para obter a carteira de profissional de artesanato e ter acesso aos serviços prestados pela Sutaco, o artesão deverá demonstrar seu ofício diante do agente local, para que seja avaliado de acordo com as normas estabelecidas na legislação.
Exigências
Para obter a carteira de artesão, o primeiro passo é agendar dia e hora para a entrevista e avaliação do artesanato produzido. Em Sorocaba esse agendamento pode ser feito pelo telefone (15) 3316-1661 e a entrevista, na Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), localizada na Av. General Osório, 1.840 – Vila Barão.
No ato da entrevista é preciso apresentar os seguintes documentos: RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação, mais comprovante de residência (todos originais e respectivas cópias), fotografia 2×2 ou 3×4 colorida, atual e sem uso.
Na ocasião será feito também o teste de confecção do artesanato. Para isso o artesão deverá trazer, no mínimo, três trabalhos prontos de cada técnica que queira cadastrar, bem como o material necessário para confeccionar uma peça de cada técnica, para o teste.
Caso não seja possível executar a técnica no local da entrevista, o interessado deverá trazer a peça em três fases do processo de confecção, ou seja, uma no início, uma na fase intermediária e uma na fase final, ou ainda fotos e filmes que comprovem a confecção. No entanto, o artesão deverá completar uma das fases na presença do agente, sempre que possível. O agente de cooperação da Sutaco pode ainda solicitar visita técnica ao local de trabalho do artesão, caso necessário.
Gratuidade
A emissão da carteira é gratuita. Além do cadastramento dos artesãos, os principais serviços prestados pela Sutaco são: comercialização, cursos de qualificação, exportação, parceria com o Banco do Povo Paulista para concessão de microcrédito, orientação jurídica e emissão de Nota Fiscal Eletrônica para venda, exposição, consignação e transporte de peças artesanais.Ela é muito importante mesmo na nossa vida!
Tu moras em Sorocaba,né?
Leia com atenção as informações abaixo!
Com a carteira, além de comprovar ser profissional da área, o artesão tem acesso aos serviços prestados pela Sutaco, como a emissão de Nota Fiscal, entre outros benefícios. O cadastramento é realizado na Uniten, localizada na Avenida General Osório, 1.840, Vila Barão. Mais informações pelo e-mail http://www.sutaco.com.br ou pelo telefone (15) 3316-1661.
Boa sorte e grata por nos acompanhar neste blog,
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Querido amigo, Pedro Luiz Ribeiro Ribeiro, o Programa do Artesanato Brasileiro,existe em todos os estados do país!Assim,no seu estado o Pará,também conta com estes Serviço. Podes telefonar e agendar o dia para o teste com a finalidade de efetivar teu Cadastro de Artesã e solicitar tua Carteira de Artesão ou de trabalhador manual.
Tu és de Sorocaba,né?
Então tens que procurar a SUTACO:
26. SÃO PAULO
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e
Inovação
Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco)
Rua Boa Vista, nº 170, Edifício Cidade I, 3º andar, Centro
01014-000 – São Paulo – SP
Tel: (11) 3241-7327/7326/7327 ou 7329
Site: http://www.sutaco.com.br/
Clique para acessar o Contatos+Coordenac%CC%A7o%CC%83es+Estaduais+PAB.pdf
Boa sorte querida,
Marly Cuesta
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gratidão
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Querido Pedro Luiz Ribeiro, a gratidão é toda nossa!
Gratidão por nos acompanhar!
Abraços e luz,
Marly Cuesta
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Eu gostaria muito de tirar a Carteira de Artesã trabalho com madeira em decoupage e craquelê moro em Porto Alegre/ Rio Grande do Sul já faz 3 anos que faço artesanato em minha casa. Gostaria de saber o valor para ter o nome cadastrado para adquirir a Carteira e aonde posso fazer meu cadastro.
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Querida companheira artesã,Rosangela Fontoura,
Mil desculpas,pois somente agora vejo sua mensagem!
Por favor, liga e solicitar tua Carteira.
21. RIO GRANDE DO SUL
Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social – FGTAS
Programa Gaúcho do Artesanato
Casa do Artesão – Av. Júlio Castilhos, 144 – Centro.
90.030-130 – Porto Alegre – RS
TEL: (51) 3226-3055/7449
FAX: (51) 3226-3055
E-MAIL: artesanato@fgtas.rs.gov.br
SITE: http://www.fgtas.rs.gov.br
Atendimento: 09h às 17h30
Clique para acessar o Contatos+Coordenac%CC%A7o%CC%83es+Estaduais+PAB.pdf
Espero poder te ajudar com essa informação.
Boa sorte e luz na missão,
Marly Cuesta
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Quero essa carteira. Sou de Fortaleza. Como faço?
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Querida Geruza carvalho
Por favor, liga no teu estado e solicitar tua Carteira.
6. CEARÁ
Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Coordenadoria do Artesanato e Economia Solidária
Central de Artesanato do Ceará (Ceart)
Av. Santos Dumont, 1589, Praça Luiza Távora – Aldeota
60.150-160 – Fortaleza – CE
TEL: (85) 3101-1637/ 1625
FAX: (85) 3101-1625
E-MAIL: coordenacaoceart@stds.ce.gov.br;
Atendimento: 08:00h às 12:00h e 13:00h às 17:00h
Clique para acessar o Contatos+Coordenac%CC%A7o%CC%83es+Estaduais+PAB.pdf
Espero poder te ajudar com essa informação.
Boa sorte e luz na missão,
Marly Cuesta
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Bom dia, moro em campos dos goytacazes, você sabe informar se tem algum lugar nessa região que eu consiga tirar? Desde já agradeço…
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Querida Geruza carvalho
Por favor, liga no teu estado e solicitar tua Carteira.
19. RIO DE JANEIRO
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Energia e
Serviços – SEDEIS
Superintendência do Programa do Artesanato do Rio de Janeiro
Rua Real Grandeza 293 – Botafogo
22.281-031 – Rio de Janeiro – RJ
TEL: (21) 2332-8355/6634/4901
E-mail: programadeartesanato@desenvolvimento.rj.gov.br
Site: http://www.programadeartesanato.rj.gov.br
Clique para acessar o Contatos+Coordenac%CC%A7o%CC%83es+Estaduais+PAB.pdf
Espero poder te ajudar com essa informação.
Boa sorte e luz na missão,
Marly Cuesta
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Querida Maria de Fátima Pereira,
Por favor consulte o Link abaixo para localizar o teu estado e solicitar tua Carteira.
Clique para acessar o Contatos+Coordenac%CC%A7o%CC%83es+Estaduais+PAB.pdf
Espero poder te ajudar com essa informação.
Boa sorte e luz na missão,
Marly Cuesta
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Moro em patos pb gostaria de saber onde tirar minha carteira de artesãos
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Querido Bemjamim Sebastião,
Como estás morando em maceió, tens que fazer a Carteira de Artesão em Maceió.
Veja onde:
15. PARAÍBA
Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico – SETDE
Programa do Artesanato Paraibano
Praça da independência, 56 – Centro
58.013–509 – João Pessoa – PB
TEL: (83) 3214-5490 / 3218-4060 / 8815-5909 / 8839-1111
FAX: (83) 3218-4060
E-MAIL: programadeartesanatopb@yahoo.com.br / artesanato_pb@yahoo.com.br
SITE: http://www.codata.pb.gov.br/apps/aparaibaemsuasmaos/site.html
Atendimento: 08:00h às 18:00h
Espero ter te ajudado com essa informação.
Clique para acessar o Contatos+Coordenac%CC%A7o%CC%83es+Estaduais+PAB.pdf
Boa sorte e luz na missão,
Marly Cuesta
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preciso dessa carteira pois sou artesao indigena. sou da região de mato grosso do sul, porém nesse ano estou morando em maceio | alagoas. ppor favor aguardo maiores informacoes de como posso fazer. grato BENJAMIM
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Querido Bemjamim Sebastião,
Como estás morando em maceió, tens que fazer a Carteira de Artesão em Maceió.
Veja onde:
2. ALAGOAS
Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico –
SEPLANDE
Diretoria de Design e Artesanato
Avenida da Paz, 1.108 – Jaraguá
57.022-050 – Maceió – AL
Tel: (82) 3315-1700/1703
Fax: (82) 3315-1700
Atendimento de: 08:00h às 17:00h
Espero ter te ajudado com essa informação.
Clique para acessar o Contatos+Coordenac%CC%A7o%CC%83es+Estaduais+PAB.pdf
Boa sorte e luz na missão,
Marly Cuesta
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Boa noite, gostaria de saber como fazer a carteira de artesã indígena no Acre. Podem me ajudar?
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Querida amiga, Anelise floresta, o Programa do Artesanato Brasileiro,existe em todos os estados do país!Assim,no seu estado o Pará,também conta com estes Serviço. Podes telefonar e agendar o dia para o teste com a finalidade de efetivar teu Cadastro de Artesã e solicitar tua Carteira de Artesão ou de trabalhador manual.
1. ACRE
Secretaria de Estado de Turismo e Lazer – SETUL
Av. Chico Mendes, s/n° – Arena da Floresta – Bairro Areal
69.906-119 – Rio Branco – AC
Tel: (68) 3901-3027/ 3020 /3021
Fax: (68) 3901-3024
E-mail: artesanato@ac.gov.br
Atendimento: 08:00h às 12:00h e14:00h às 18:00h
Clique para acessar o Contatos+Coordenac%CC%A7o%CC%83es+Estaduais+PAB.pdf
Boa sorte querida,
Marly Cuesta
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Oi, gostaria de saber se vocês aceitam artesanato de garrafas plásticas.
Meu sogro faz vasinhos de flor com garrafas plásticas e ele quer saber se desde tipo de trabalho tem como fazer a carteirinha?
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Querida Jéssicas, o Programa do Artesanato Brasileiro,existe em todos os estados do país! Podes telefonar e agendar o dia para o teste com a finalidade de efetivar teu Cadastro de Artesã e solicitar tua Carteira de Artesão ou de trabalhador manual.
Como não mencionastes o teu estado ou cidade, peço que veja no Link abaixo:
Clique para acessar o Contatos+Coordenac%CC%A7o%CC%83es+Estaduais+PAB.pdf
Boa sorte querida,
Marly Cuesta
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eu sou de belem do para como faco pra conseguir a carteira do artesao,?
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Querida Manuella, o Programa do Artesanato Brasileiro,existe em todos os estados do país!Assim,no seu estado o Pará,também conta com estes Serviço. Podes telefonar e agendar o dia para o teste com a finalidade de efetivar teu Cadastro de Artesã e solicitar tua Carteira de Artesão ou de trabalhadora manual
14. PARÁ
Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda – SETER
Av. José Bonifácio n.732 São Braz
66.063-010 – Belém – PA
TEL: (91) 3222-2405
E-MAIL: decosol.seter@hotmail.com
SITE: http://www.seter.pa.gov.br
Atendimento: 08:00h às 14:00h
Ver em outros estados:
Clique para acessar o Contatos+Coordenac%CC%A7o%CC%83es+Estaduais+PAB.pdf
Boa sorte querida,
Marly Cuesta
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Gostaria de saber se no Estado do Pará existe esse tipo de programa, queria ser reconhecida como artesã, pois trabalho e gosto muito.
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Querida Luciana Rodrigues, o Programa do Artesanato Brasileiro,existe em todos os estados do país!Assim,no seu estado o Pará,também conta com estes Serviço. Podes telefonar e agendar o dia para o teste com a finalidade de efetivar teu Cadastro de Artesã e solicitar tua Carteira de Artesão ou de
14. PARÁ
Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda – SETER
Av. José Bonifácio n.732 São Braz
66.063-010 – Belém – PA
TEL: (91) 3222-2405
E-MAIL: decosol.seter@hotmail.com
SITE: http://www.seter.pa.gov.br
Atendimento: 08:00h às 14:00h
Ver em outros estados:
Clique para acessar o Contatos+Coordenac%CC%A7o%CC%83es+Estaduais+PAB.pdf
Boa sorte querida,
Marly Cuesta
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Olá! Gostaria de saber onde consigo fazer a carteirinha de artesã em Campos dos Goytacazes RJ .Lenisia Miranda Lemos. Obrigada
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Querida Lenisia,
O Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap)!A coordenadora do programa é Nea Mariozz.
Cadastro
Para se cadastrar, o artesão deverá levar uma foto 3×4 e as cópias do comprovante de residência, CPF e RG. Deverá ainda apresentar três ou mais peças já produzidas e três inacabadas para a finalização no ato do cadastro, para comprovação técnica.
Os contatos do programa que localizei são:
E-mail:
Espaço Artesanato em Movimento: Rua Real Grandeza, 293, Botafogo.
(21) 23324900 – (21) 23324902
Praça Fonseca Ramos, s/n – 2° andar – Centro – Niterói – (21) 2719-0177 / (21) 96529-0310
Liga lá e o pessoal vai te orientar!
Boa sorte e grata por nos acompanhar,
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Sou de Itaborai, RJ, onde consigo tirar a carteira do artesão? Qual o valor da taxa?
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Querida Rosimar,
O Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap)!A coordenadora do programa é Nea Mariozz.
Cadastro
Para se cadastrar, o artesão deverá levar uma foto 3×4 e as cópias do comprovante de residência, CPF e RG. Deverá ainda apresentar três ou mais peças já produzidas e três inacabadas para a finalização no ato do cadastro, para comprovação técnica.
Os contatos do programa que localizei são:
E-mail:
Espaço Artesanato em Movimento: Rua Real Grandeza, 293, Botafogo.
(21) 23324900 – (21) 23324902
Praça Fonseca Ramos, s/n – 2° andar – Centro – Niterói – (21) 2719-0177 / (21) 96529-0310
Liga lá e o pessoal vai te orientar!
Boa sorte e grata por nos acompanhar,
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Sou Cirlene Oliveira de Maua SP ja vi aqui a quem devo procurar em maua mas queria saber sou deficiente auditiva bilateral comprovada sou oralizada e falo em libras um pouco tenho algum beneficio a mais ? pena não terem zap pois nçao falo ao telefone trabalho com mdf caixas mandalas mandalas quadros enfim
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Bom dia, me chamo Sérgio gostaria de saber sobre ser artesão e também como proceder para vender nas cidades do nosso país. se puder me mandar resposta meu contato
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Posso agendar horario e levar documentação por telefone? Posso agendar horario p eu e outra pessoa? Grata…
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Querida Lilian,
Sim, pode agendar a Triagem popr telefone pra ti e pra tua amiga se tens o número da Carteira de Artesã dela.
Eles marcam o dia da Triagem e as orientações. Ok?
Boa sorte e conte sempre conosco,
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Olá moro em Guarulhos grande São Paulo trabalho com arranjos de eva e gostaria de saber como faço pra conseguir a carteirinha
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Bpoa tarde, Daiany querida.
Bom te ver aqui.
Para requerer sua Xarteira de Artesã, tens que agendar aí em Guarulhos na Casa do Artesão ou Setor da Prefeitura que cuuida dessa área Artesanbato desenvolvimento local, etc.
Poder marcar por telefone 0o dia da triagem. Para essa Triagem tu tens que levar alguns produtos prontos e lá diante dos técnicos tens que fazer pelo menos um produto pra comprovar teu trabalho. Ok?
Boa sorte e gratidão por nela mensagem,
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